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PERGUNTAS FREQUENTES

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Bem vindo(a)!

Reunimos algumas das dúvidas mais frequentes feitas por nossos clientes. Caso não encontre o que está procurando, entre em contato pelo sac@mekal.com.br. Teremos grande satisfação em atendê-lo(a).

 

Contato com assistência técnica 

Em caso de defeito de fabricação, o que devo fazer?  

Envie imagens e vídeos com detalhes sobre o possível defeito para o e-mail sac@mekal.com.br. Faremos uma análise técnica e entraremos em contato para falar sobre a possível causa do problema. 

Identifiquei a falta de peças no meu pedido, como posso proceder?  

Primeira etapa: Caso identifique a ausência de itens durante a chegada dos produtos, recuse a entrega no verso da nota fiscal, informando qual(is) item(ns) está(ão) faltando e notifique o motivo também através do sac@mekal.com.br. Vale ressaltar que é possível receber os itens corretos e recusar apenas os itens faltantes no verso da nota. 

Segunda etapa: Caso tenha percebido a falta de peças após o recebimento dos produtos, envie o número da NF e informe qual o item que está faltando para o e-mail sac@mekal.com.br.  

Como solicitar atendimento de uma assistência técnica autorizada? 

O primeiro passo é verificar se existe atendimento presencial de assistência técnica Mekal na sua região. Para isso, entre em contato com sac@mekal.com.br e informe-se sobre a área de cobertura desse serviço.  

Após certificar-se que o serviço está disponível na sua região, para solicitar uma visita de um assistente técnico, basta enviar um e-mail para sac@mekal.com.br informando: 

  • Número da NF ou número do pedido; 
  • CPF ou CNPJ do comprador; 
  • Nome Completo ou Razão Social; 
  • Telefone para contato (celular ou residencial); 
  • Descrição dos itens; 
  • Defeito ou dúvida sobre o produto (se possível enviar imagens ou vídeos); 
  • Endereço completo do local onde a peça está instalada; 
  • Nome do estabelecimento onde foi adquirida a peça. 

Nossos técnicos entrarão em contato para orientação e resolução dos problemas técnicos.

Como agendar atendimento presencial de uma assistência técnica autorizada? 

Entre em contato com a equipe de atendimento ao cliente da Mekal através do e-mail sac@mekal.com.br e solicite o agendamento de uma visita técnica ou atendimento remoto, conforme disponibilidade do serviço na sua região. 

 

Armazenamento e Instalação 

Como armazenar minhas peças Mekal antes de instalá-las? 

Ao receber seu produto Mekal, manter a peça protegida em local seguro e seco, de preferência à sombra e apoiada de maneira uniforme para evitar o empenamento ou danos superficiais visíveis decorrentes de manuseio inadequado. Atenção à superfície das peças! Tomar cuidado com respingos de produtos químicos ou respingos de massa de cimento, rejunte ou tinta, que podem danificar as peças. Evitar apoiar objetos pontiagudos que podem riscar ou amassar a superfície. Não empilhar ou apoiar peso sob as peças.  

Quais cuidados devo ter durante o período de obras? 

Durante o período de obras, é importante proteger adequadamente a peça. Essa fase da reforma é bastante “agressiva”. Resíduos de obra, como cimento, rejunte ou tinta e produtos para limpeza do piso e parede podem danificar e/ou prejudicar a superfície causando manchas e oxidações. Também é importante evitar que a peça entre em contato com a urina de animais, pois em contato prolongado pode causar danos ao inox.  

O que é e para que serve a película protetora de cor amarela? 

Peças feitas sob medida recebem filme plástico na cor amarela para proteção da superfície. Essa película é aplicada para evitar danos nas peças durante o transporte e instalação. 

Quando devo retirar a película protetora amarela da minha peça Mekal? 

Recomendamos que a película protetora seja removida da peça após instalação e finalização da obra, em um prazo máximo de um mês (30 dias), a contar da data de fabricação da peça. Dependendo das condições climáticas (umidade, temperatura e incidência de raios UV), o filme poderá ressecar, dificultando sua remoção em um período acima do recomendado. 

Caso tenha que remover a película antes do indicado, proteja a peça com materiais como plástico bolha e papelão, sempre evitando que sujeiras fiquem em contato direto com a superfície do inox. 

Como tirar a película protetora amarela? 

A película protetora deve ser removida suavemente de toda a superfície da peça com a própria mão. Evitar usar qualquer tipo de acessório, mas, caso necessário, use uma esponja macia com movimentos leves no sentido do escovamento da peça, se houver. Após a retirada, sugerimos lavar a superfície com água morna e detergente neutro até a remoção total da gordura residual deixada pela película protetora. 

Retirei a película protetora amarela e minha peça está com manchas, o que fazer? 

Após a retirada do filme protetor, a peça poderá apresentar manchas. Antes de utilizá-la, lave-a com água, de preferência morna, detergente neutro e uma esponja macia, utilizando o lado não abrasivo. Enxague com água até a remoção total do detergente, em seguida secar com um pano macio e absorvente. Caso as manchas não saiam na primeira lavagem, repita o processo por duas ou três vezes. 

Como faço a instalação da minha peça Mekal? 

A instalação de pias e cubas Mekal deve ser realizada por instaladores especializados. Não sendo recomendada a instalação sem acompanhamento profissional.  

Como faço para contratar o serviço de um instalador especializado Mekal? 

Recomendamos a contratação de instalação especializada Mekal para projetos sob medida. Verifique a disponibilidade desse serviço na sua região através do e-mail: sac@mekal.com.br. Vale ressaltar que este serviço é cobrado à parte do orçamento do produto. 

Quais são os tipos de instalação das cubas Mekal? Quais as diferenças entre elas?  

Existem dois tipos de instalações das cubas Mekal: sobrepor ou embutir. As cubas de sobrepor possuem abas rebordeadas para encaixe por cima do tampo. Esse tipo de aba também pode ser utilizado para embutir a cuba.  

Já as cubas de embutir, possuem abas lisas, desenvolvidas exclusivamente para serem embutidas por baixo da bancada. 

É muito importante que a escolha do tipo de instalação já esteja definida no momento da aquisição da cuba. Dependendo do modelo e tipo de instalação, o produto acompanhará suportes específicos (grapas) para garantir uma melhor fixação.

 

tipos de abas mekaltipos de abas mekal

 

Comprei uma cuba Mekal que não veio com válvula de saída de água. Por quê? 

As cubas e pias Mekal não são comercializadas com válvulas de saída de água. Recomendamos que sejam adquiridas válvulas da marca Docol de acordo com o tamanho do diâmetro da saída de água.  

Como saber qual tipo de válvula de saída de água é a mais adequada para a minha cuba? 

Ao adquirir uma cuba ou pia Mekal certifique-se de qual o modelo de válvula se encaixa na sua cuba junto à revenda. Caso prefira medir o diâmetro do furo, no qual deverá ser encaixada a válvula de saída de água, realize a medição considerando a área rebaixada conforme imagem abaixo. De acordo com a medida encontrada, escolha a válvula com tamanho adequado. Veja os modelos disponíveis:  

 

Tipos de válvulas compatíveis MekalTipos de válvulas compatíveis Mekal

 

Minha cuba está com vazamento na parte externa. Como devo proceder? 

O primeiro passo é verificar onde está ocorrendo o vazamento. Certifique-se de que não seja a instalação dos acessórios como válvulas de saída, sifão, flexíveis e torneira que estejam apresentando o vazamento. Caso a cuba esteja instalada em tampo de outro material, verifique se não é essa instalação que pode ser a causa do vazamento. 

Após realizar todas as verificações anteriores e o problema não ter sido eliminado, solicitamos que você envie imagens e vídeos com detalhes para sac@mekal.com.br. Faremos uma análise técnica e retornaremos com orientações acerca do problema.

Minha cuba veio acompanhada de alguns parafusos na embalagem. O que são e para que servem estes parafusos? 

Os parafusos que vêm na embalagem devem ser anexados às grapas - peças soldadas abaixo da cuba. Este sistema de fixação, feito por debaixo da bancada, evita que o produto se desloque promovendo melhor vedação e, consequentemente, evita o vazamento de água entre a bancada e a própria cuba. Recomendamos que sempre use um selante de massa plástica ou poliuretano para finalizar a fixação. 

Todas as peças Mekal acompanham grapas?

Não. Apenas peças grandes, mais robustas e pesadas exigem do sistema de grapas. Peças leves não necessitam desse tipo de equipamento.

As grapas podem ser removidas e descartadas sem a necessidade de serem instaladas?

As peças que utilizam grapas para fixação saem de fábrica com parte dos itens soldados. A outra parte do sistema fica a cargo do instalador parafusá-las para finalizar a fixação. Desta forma, é recomendado que o instalador não retire os componentes já soldados, mesmo se não utilize o sistema de fixação, pois há risco de danificar o produto.  As grapas são componentes importantes na fixação da cuba e podem ser reutilizadas no caso de uma eventual substituição da peça por possíveis manutenções no local, sem gerar dano ao produto. 

Perdi meu kit de grapas. O que eu faço? 

Em caso de perda de qualquer componente que acompanhe sua cuba ou pia Mekal, entre em contato com sac@mekal.com.br e informe o número da nota fiscal para verificar a disponibilidade para a compra de um novo kit. 

 

 

Matéria Prima 

O que é aço inox 304? 

O aço inoxidável ou aço inox é formado por um conjunto de metais nobres com qualidade e durabilidade superior a outros tipos de aço. Nós utilizamos a liga AISI304 (American Iron and Steel Institute), também conhecido como aço inox 304. Este tipo de aço possui menor quantidade de ferro, que é altamente oxidável e, por conter Cromo, o material possui elevada resistência à corrosão. Além disso, aguenta altas temperaturas e tem alta resistência a impactos e ações do tempo.  

Aço inox 304 enferruja? 

Ao contrário do que se pensa, o aço inox também está sujeito à corrosão, ou seja, também pode enferrujar. A manutenção e o manuseio das cubas e pias em aço inox são fatores de extrema importância para a conservação da peça. A exposição a produtos químicos e o acúmulo de sujeiras também podem danificar a peça, além de contribuir para o aparecimento de pontos de ferrugem. Por isso, recomendamos que mantenha a peça sempre higienizada. 

Minhas peças Mekal estão em uma casa no litoral. A maresia pode estragar o aço inox? 

As peças instaladas em regiões litorâneas possuem o mesmo comportamento de outras regiões. Caso a sua peça fique fora de uso por um período superior a 30 dias, recomendamos limpá-la com água morna e detergente neutro e aplicar uma fina camada de óleo desengripante, tipo de lubrificante que protege contra o ressecamento. Recomendamos utilizar WD-40 ou similar. Esse procedimento irá auxiliar na proteção contra o sal, presente na maresia, que se acumulará na peça durante o período em que ela estiver fora de uso. 

Gostaria de instalar uma cuba de cozinha no meu banheiro. O vapor do chuveiro pode danificar a cuba? 

Não. O vapor não causa oxidação nas peças em aço inox. Aconselhamos manter a superfície do inox sempre limpa e seca para evitar manchas.  

Quais são os tipos de acabamento nas cubas e pias Mekal? Quais as diferenças entre elas? 

As cubas e pias Mekal estão disponíveis em dois tipos de acabamento: polido e escovado. A diferença entre superfície de aço polido e aço escovado se dá ao tipo de acabamento. O aço polido tem superfície lisa, uniforme e extremamente brilhante, que necessita de maior cuidado, pois os riscos podem modificar sua aparência. O aço escovado possui ranhuras naturais e aparência mais opaca com pouco reflexo que possibilita fácil recuperação com processo de escovação em casa ou em assistência especializada. 

Posso colocar uma panela quente na superfície da minha cuba ou bancada de inox? 

Sim. Panelas quentes podem ser colocadas sobre a superfície dos tampos de inox, não ocorrendo a deformação do tampo com o calor. Contudo, temos soluções em áreas de apoio, disponíveis para modelos de pias e cubas com área boleada ou canelada, que possibilitam que a panela tenha apoio parcial na superfície de inox a fim de facilitar o resfriamento da panela após o uso.  

Posso descongelar alimentos dentro da cuba da Mekal? 

Sim. As cubas da Mekal possuem tecnologia que diminue a troca de calor entre a cuba e o ambiente. No entanto, colocar gelo ou alimentos para descongelar nas cubas pode fazer com que a face externa sue e/ou goteje água. Por isso, não recomendamos essa prática. Tenha atenção para não danificar seu gabinete ou algum equipamento que tenha contato com a água.  

Coloquei gelo ou alimentos para descongelar na cuba e agora ela está condensando (suando). O que faço? 

Quando colocados itens congelados, ou até mesmo gelo na cuba, a tendência é que ocorra humidade na face externa, podendo até gerar gotejamento de água. Recomendamos que essa não seja uma prática, evitando danos no mobiliário da cozinha. 

Posso transformar minha cuba da Mekal em um local para gelar bebidas? 

Sim. As cubas da Mekal possuem uma tecnologia que diminui a troca de calor entre a cuba e o ambiente. Contudo, colocar gelo nas cubas pode fazer com que a face externa sue e/ou goteje água. Por isso, não recomendamos essa prática. Tenha atenção para não danificar seu gabinete ou algum equipamento que tenha contato com a água. 

Costumo usar facas pesadas na minha cozinha. O que acontece se uma delas cair de ponta em uma cuba da Mekal? A cuba irá furar? 

Se uma faca, panela ou outro utensílio pesado cair em uma superfície de aço inox, a mesma pode ser danificada. Se uma faca cair de ponta em uma cuba Mekal, em condições normais de uso, não haverá perfuração da cuba.  

Disponibilizamos uma linha completa de cubas com diferentes espessuras de chapas para atender às mais variadas necessidades de uso e aplicações. Consulte um de nossos especialistas de vendas e saiba qual tipo e espessura de chapa é mais adequado para suas necessidades. 

O aço inox mata bactéria? 

Não. O aço inox inibe a proliferação de bactérias por ter uma superfície não porosa, que facilita a limpeza e, por sua vez, reduz a presença de microrganismos nas superfícies com maior eficiência. Além da matéria prima ter metais nobres e sua composição e espessura de aço inox ideal para cada tipo de ambiente, o design dos produtos também é pensado para facilitar ainda mais o processo de limpeza e assepsia, dispondo de cantos arredondados. 

A cuba de inox polida pode perder o brilho? 

Sim. Cuidados básicos de limpeza, como manter a cuba sempre limpa e desengordurada, podem conservar o brilho por mais tempo. 

A cuba de inox pode mudar de cor: esbranquiçar ou escurecer? 

Não. A cor do aço inox não muda. Contudo, é importante manter uma rotina de limpeza e manutenção recomendados.   

 

Limpeza e Manutenção 

Posso usar ácido muriático para limpeza das cubas e pias Mekal? 

Durante o período de finalização de obras, é muito comum utilizar ácido muriático (nome genérico para o ácido clorídrico) para a limpeza de pisos e ladrilhos. Porém, esse tipo de ácido é extremamente prejudicial ao inox, gerando pontos de corrosão. Substitua-os por produtos à base de ácido fosfórico e ácido nítrico, que podem ser utilizados com maior segurança. Sempre remova o excesso de quaisquer produtos químicos com detergente neutro e água em abundância. 

Posso usar palha de aço para limpar minha peça Mekal? 

A palha de aço e o aço inox não combinam. Os resíduos da palha de aço aderem à superfície, causando manchas ou pontos de oxidação. Este tipo de oxidação é superficial e não causa maiores danos, sendo possível a recuperação integral da superfície. Se a oxidação persistir, é indicado que se repita o procedimento de limpeza por duas ou três vezes.  

Esse tipo de oxidação é bastante comum e pode ocorrer não somente pelo uso de palha de aço, mas, às vezes, por diversos motivos. Até mesmo a água contaminada por partículas ferrosas comuns em tubulações antigas de ferro, resíduos de areia e gesso podem ser os causadores da oxidação. 

Quais produtos posso utilizar para limpeza de cubas e pias Mekal em aço polido?   

É recomendado o uso de água morna, detergente neutro e um pano macio ou o lado não abrasivo da esponja de louça. O lado áspero pode riscá-la. No caso de manchas de difícil remoção em superfícies polidas é possível utilizar produtos específicos para polimento de metais nobres. Basta aplicá-los, conforme recomendações do fabricante, nas áreas afetadas, com pano limpo e macio, sendo que, nas áreas polidas, a aplicação deve ser feita em movimentos circulares. Remova-o e lave com água e detergente, garantindo que não fique resíduos. 

Quais produtos utilizar para a limpeza de cubas e pias Mekal em aço escovado? 

É recomendado o uso de água morna, detergente neutro e um pano macio ou o lado não abrasivo da esponja de louça. O lado áspero pode ser utilizado na recuperação da peça para reduzir riscos, sempre no mesmo sentido da escovação original. No caso de manchas de difícil remoção em superfícies polidas, também pode ser utilizado produtos específicos para polimento cremoso com micropartículas de baixa abrasão. Basta aplicá-los, conforme recomendações do fabricante, nas áreas afetadas, com pano limpo e macio, sendo que, nas áreas escovadas, a aplicação deve ser feita em movimentos paralelos ao sentido de escovamento, até formar um resíduo escuro sólido. Remova-o e lave com água e detergente, garantindo que não fique resíduos. 

Quais substâncias podem agredir a minha peça Mekal? 

Alguns exemplos de substâncias que podem causar danos às peças em aço inoxidável são: 

  • Reagentes ácidos e alcalinos; 
  • Urina de animais; 
  • Cloro; 
  • Sal de cozinha (depositado há muito tempo); 
  • Alimentos ácidos; 
  • Palha de aço; 
  • Resíduos de cimento e areia; 
  • Tintas; 
  • Vernizes; 
  • Solventes; 
  • Querosene; 
  • Ácidos de limpeza; 
  • Produtos químicos; 
  • Pincéis com resíduos; 
  • Gesso; 
  • Massas de pintura e acabamento; 
  • Colas não solúveis em água.

 

Garantia dos produtos e seviços Mekal 

Qual é o prazo de garantia para minha cuba e pia Mekal? 

Devido ao nosso processo rígido de controle de qualidade, garantimos para os nossos clientes o período de 1 ano (12 meses) contra defeitos de fabricação e 5 anos contra problemas de matéria prima para produtos sob medida ou peças especiais.  

Os produtos da linha de acessórios e seriados possuem um prazo legal de 90 (noventa dias) de garantia contra defeitos de fabricação. 

O prazo de garantia legal inicia-se no momento da emissão da Nota Fiscal de venda do produto, sendo válida apenas mediante a apresentação da mesma pelo próprio cliente. 

 Quando é válida a garantia da minha peça? 

A garantia é válida desde que sejam seguidas as instruções de uso e conservação abaixo descritas: 

  • Não raspar a superfície com materiais abrasivos (palha de aço, pontas de facas, espátulas etc); 
  • Não expor o produto a altas temperaturas, evitando o superaquecimento das superfícies; 
  • Após o uso, sempre lavar toda a superfície utilizando água morna, detergente neutro com pano ou esponja (lado macio) e, posteriormente, secar bem; 
  • Evitar o contato prolongado da superfície do produto com itens compostos de aço carbono (palha de aço, embalagens metálicas, pregos, etc); 
  • Não usar nem manipular, nas superfícies das peças, tintas, vernizes, solventes, querosene, ácidos de limpeza, produtos químicos, pincéis com resíduos, cimento, gesso, massas de pintura e acabamento, colas não solúveis em água etc; 
  • Redobrar os cuidados de limpeza e manutenção em caso de exposição direta a intempéries (sol, chuva, orvalho e maresia); 
  • Em casos de produtos que possuam a película protetora, removê-la no prazo máximo de 30 dias após o recebimento, e não deixar o produto exposto ao sol durante esse período.

 

Em que situações a garantia da Mekal não se aplica? 

A garantia da sua peça Mekal perde validade quando ocorre uma das situações abaixo: 

  • Furações ou adaptações de acessórios não recomendados ou incompatíveis com os produtos; 
  • Danos causados nos acabamentos por limpeza com líquidos corrosivos, solventes, limpeza com materiais abrasivos, manuseio inadequado, batidas, quedas, instalação em ambientes com atmosfera agressiva e falta de limpeza periódica. 
  • Não comprovação ou apresentação da Nota Fiscal de venda do produto; 
  • Instalação do produto, quando não realizada por um profissional autorizado Mekal; 
  • Uso inadequado do produto; 
  • Peças de mostruários, exposições ou de showroom; 
  • Desgastes por uso inadequado à proposta do produto; 
  • Problemas de transporte ou armazenagem incorretos;
  • Instalar a cuba sem grapa. A grapa é um item fundamental para evitar empenamentos ou possíveis quedas da sua cuba. Portanto, ela é obrigatória.