MEKAL: INTELIGÊNCIA EM COZINHAS

Cozinhar é um ato delicioso em todos os sentidos. Nós, aqui na Mekal, gostamos de pensar o espaço de uma cozinha como uma pequena “fábrica”, uma oficina, um atelier que produz sabores, aromas, sensações. Esse ambiente deve atender tanto à praticidade do dia-a-dia quanto a uma ocasião especial – seja para uma família numerosa, um casal sem filhos ou mesmo uma pessoa solteira.

Há toda uma inteligência desenvolvida pela Arquitetura em relação a esse espaço tão nobre. Um marco importante foi a Cozinha de Frankfurt, modelo criado no pós-guerra pela arquiteta Margarete Scütte-Lihotzky, incumbida de atender às demandas por funcionalidade e praticidade de uma Europa que se reconstruía. Margarete estudou os diferentes hábitos das pessoas diante de uma cozinha e criou conceitos que até hoje são aplicados por arquitetos e engenheiros.

3131

1) Exemplo da época a imagem acima, estudo: A esquerda, cozinha tradicional, com todos os complexos deslocamentos necessários para uma tarefa doméstica, na direita da imagem, simplificação dos movimentos através de um “estudo de eficiência”;

Um cozinha armazena alimentos perecíveis e duradouros, guarda louças e utensílios, lida com aromas, vapores, líquidos, resíduos. Precisa ser facilmente higienizada entre um uso e outro. Uma cozinha é uma morada de objetos e máquinas, mas também tem vida, movimento. Gente cruzando espaços, criando coisas. Um lugar assim requer organização para permitir liberdade em todos os seus setores: 1) A despensa (a “guarda” de alimentos), 2) A armazenagem (onde estão pratos, talheres, panelas etc.), 3) A área “molhada” (que tem a cuba como centro), 4) A bancada de preparo e os locais de cozimento (forno, fogão, etc).

2121

2) Cozinha de Frankfurt: Uma mesa de passar roupa podia abrir-se em frente a pia. Entre o fogão (correspondente ao número 3 na planta) e os temperos (número 11) podia inscrever-se um circulo correspondente ao giro do movimento do corpo para pegar as gavetas dos temperos, possibilitando “espaços circulares de trabalho”.

Há seis décadas, nós da Mekal buscamos compreender como gente dos mais diversos perfis atua nesse ambiente tão complexo quanto fascinante. E sabemos que essa é uma interação que evolui e se sofistica. Fazemos questão de dizer que tudo isso está à sua disposição. Porque nossa intenção vai muito além de fornecer peças essenciais para sua casa. Nós queremos contribuir para que a sua cozinha seja a materialização de seus desejos em um ambiente prático, eficiente, aconchegante e belo.

Quando vier a uma de nossas lojas ou mesmo fizer contato por email, telefone, ou qualquer outro meio, venha com tempo. Nossos colaboradores estão à disposição para conversar com você sobre esse espaço tão especial que está sendo criado. Com informações importantes como a intensidade do uso da cozinha, a quantidade de pessoas que moram na casa e usam o cômodo, as preferências estéticas e de materiais e o espaço disponível, poderemos ajudar você e seu arquiteto a projetarem a cozinha que melhor atenda às suas necessidades – e que, sobretudo, reflita o seu jeito de ser.

info_cozinhainfo_cozinha

3) Infográfico: Sistema de funcionamento de uma cozinha bem planejada